ALZHEIMER E DEMÊNCIAS

O QUE É DOENÇA DE ALZHEIMER ?

É uma doença que afeta o cérebro, num processo acelerado e doente de envelhecimento.

É uma doença degenerativa cerebral, progressiva, que afeta as cognições, como memória, humor, apetite e linguagem. Todos os comportamentos do idoso são acometidos, levando o idoso a se tornar dependente para tudo.

A doença de Alzheimer é considerada como uma doença demêncial.

Lesões cerebrais que apresentam placas senis decorrentes do depósito de proteína beta-amiloide, anormalmente produzida, e os emaranhados neurofibrilares, frutos da hiperfosforilação da proteína tau. Outra alteração observada é a redução do número das células nervosas (neurônios) e das ligações entre elas (sinapses), com redução progressiva do volume cerebral.

Alguns pesquisadores afirmam que é genético, outros afirmam que não.

• Perda de memória

• Depressão

• Alterações do comportamento

• Alterações do sono

• Alterações de apetite

Não existe cura do Alzheimer.

Após a confirmação do diagnóstico de Alzheimer, o médico receitará o remédio mais adequado para o presente momento do idosos.

Apesar de muitas pessoas acharem uma bobagem tomar remédio para tratar o Alzheimer, já que ele não tem cura, eu Viviane como fisioterapeuta, que atua há 15 anos na área, discordo completamente. Não existe cura, tudo bem, mas os remédios aumentam e mantém a QUALIDADE DE VIDA do idoso,  por consequência dos seus cuidadores e  dos seus familiares.

Alguns remédios estabilizam o Alzheimer e diminuem a perda funcional dos idosos em até cinco anos. Por isso vale muito tomar os remédios prescritos pelos médicos.

Quanto mais cedo iniciarmos a fisioterapia, melhor será a qualidade da vida do idoso.

O tratamento de fisioterapia irá se adequar aos sintomas e a situação presente do idoso.

Vários estudos provam e comprovam os inúmeros benefícios da fisioterapia como tratamento.

Exercícios físicos associados aos exercícios cognitivos, são os melhores indicados.

O QUE É DEMÊNCIA ? O QUE SÃO AS DEMÊNCIAS?

Demência é o declínio geral das habilidades mentais, como memória, linguagem e raciocínio que persiste por toda a vida e pode interferir com as atividades normais da pessoa e seus relacionamentos. Pessoas com demência podem se tornar confusas, incapaz de lembrar as coisas ou perder habilidades que antes tinham, incluindo as tarefas do dia-a-dia.

TIPOS DE DEMÊNCIAS

• Alzheimer

• Vascular

• Mista

• Fronto temporal

• Corpos de Lewy

Vários fatores e várias condições podem levar aos processos demênciais. Não dá para taxar uma causa causa específica e determinante.

Os fatores das causas variam para cada tipo de demência.

A causa mais estudada e aceita no momento, são as das proteínas.

• Perda de memória

• Depressão

• Alterações do comportamento

• Alterações do sono

• Alterações de apetite

Os sintomas são muito parecidos aos sintomas do Alzheimer. Apenas os médicos são capazes de conseguir distinguir, qual o tipo de demência.​

Não existe cura para as demências.

O diagnóstico é difícil e requer muita paciência dos familiares.

Hoje em dia, os remédios aumentam e mantém a QUALIDADE DE VIDA do idoso, dos seus cuidadores e  dos seus familiares.

Alguns remédios estabilizam os processos demênciais.

Existem inúmeros estudos que provam e comprovam muitos benefícios das atividades físicas, em todas as fases dos processos demênciais.

Não existe uma receita específica e determinante de quais exercícios melhoram, matém e estimulam os idosos com processos demênciais.

A fisioterapia se adequa aos comprometimentos que cada idoso apresenta.

Aqui nos link's abaixo, estou postando alguns artigos científicos sobre o assunto.

LINK'S ÚTEIS E RECOMENDADOS

• - Associação dos Amigos e Parentes de Amigos de Pessoas com Alzheimer, Doenças Similares e Idosos Dependentes -
    www.apaz.org.br

• Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - www.sbgg.org.br