ARTROSE

O QUE É ARTROSE OU OSTEOARTROSE?

A artrose ou osteoartrose, não é uma doença, ao contrário do que todos imaginam. Na verdade a artrose é o envelhecimento e por consequência o desgaste natural das cartilagens que cobrem as juntas (articulações).

Ela acontece no corpo inteiro, em todas as articulações e não só em um único local, no joelho, por exemplo.​

A artrose se torna uma doença, quando o processo de desgaste é acelerado e intensivo, causando a DEGENERAÇÃO da articulação e ou quando ocorre a inflamação dessa articulação, causando artrite.

O desgaste da cartilagem articular acontece porque os condrócitos, células formadoras do tecido cartilaginoso, não se regeneram, quando destruídos, não se reparam as cartilagens.

artrose também pode se comportar mais agressivamente, com um componente inflamatório local, gerando a artrose erosiva, confundida, muitas vezes, com a artrite reumatóide.

Quando ocorre o processo inflamatório:

• Dor

• Calor

• Inchaço / edema

• Limitação dos movimentos

• Creptações / estalos/ rangidos

O tratamento médico irá variar muito e depender do quadro clínico que o idoso irá apresentar.

Existem muitas medicações, mas somente os médicos são capazes de indicar qual será o melhor tratamento.

Em alguns casos, o processo degenerativo da artrose está tão avançado que o único tratamento é a cirurgia. Colocá-se uma prótese no local, substituindo a articulação.

No quadro abaixo do texto, coloquei algumas fotos mostrando como são as próteses.

A fisioterapia tem um papel muito importante em todas as fases da artrose.

Como prevenção, com o alinhamento das articulações, realizados pelo RPG (Reeducação Postural Global) e o Pilates;

Na fase de inflamação de dor, tanto aguda, tanto crônica, com o uso do TENS, acupuntura, gelo, infravermelho, ultrassom,  ondas curtas e laser

Na fase do pós operatório de artroplastias, para ganho de força com exercícios e aperelhos ( FES e Estimulação Russa), dor gelo e TENS.