Fisioterapia para idosos

Dra. Viviane - Fisioterapeuta - Crefito3:80.389

 - HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO -

Segundas às sextas das 8:00 às 18:00

Sábados 9:00 ao 12:00

FRATURAS

O QUE É FRATURA ÓSSEA?

 É a perda da continuidade de um osso, que o divide em dois ou mais fragmentos. 

Fraturas podem ocorrer aleatoriamente a todas as pessoas, mas há uma maior incidência em certos grupos específicos, tal como em mulheres após a menopausa, devido à osteoporose (diminuição da densidade do osso pela menor produção de hormônios estrogênicos) e em idosos, devido ao maior número de quedas e à fragilidade óssea e muscular.

CAUSAS

Geralmente por traumatismos, como quedas, traumas e acidentes.

E existem as espontâneas chamadas de FRATURAS PATOLÓGICAS, ocorrem por causa da osteoporose, processos degenerativos ( muito comum e frequente em idosos - ele caiu e fraturou ou ele fraturou e caiu?) e tumores ósseos.

SINTOMAS

  • Dor ( de intensa a moderada)

  • Inchaço / edema

  • Hematoma

  • Limitações de movimentos

TRATAMENTO MÉDICO

Rx, ressonância magnética e tomografia, são alguns dos exames que o médico realiza para poder dignosticar e tratar uma fratura.

Dependendo do tipo de fratura o tratamento é conservador: IMOBILIZAÇÃO, repouso, paciência e após esse príodo, FISIOTERAPIA.

Alguns tipos de fraturas requerem tratamento cirúrgico.

COMPLICAÇÕES E SEQUELAS

Achar que talvez tenha fraturado / quebrado o osso e não ir ao médico e acreditar que já já passa, É UM GRANDE ERRO. Porque se a fratura se não for tratada ela pode levar a morte.

Por isso se desconfiar que quebrou ou não um osso, vá ao médico!

Além do óbito, se não for tratado e cuidado, pode ocorrer uma consolidação viciosa, ficando torto e com limitações do movimento e pseudo artrose.

FISIOTERAPIA

Em todos os estágios da fratura, a fisioterapia tem um papel super importante e fundamental.

Nos idosos com demências, mesmo nas fraturas com tratamento conservador, existe a necessidade de acompanhamento da fisioterapia.