PARKINSON

O QUE É MAL DE PARKINSON?

A Doença de Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, crônica e progressiva.

É causada por uma diminuição intensa da produção de dopamina.

A Dopamina é um neurotransmissor ( é uma substância química que ajuda na transmissão das mensagens entre as células nervosas), ajuda na realização dos movimentos voluntários do corpo de forma automática, ou seja, não precisa pensar para realizar os movimentos.

Na falta da Dopamina, principalmente na região encefálica chamada substância negra, o controle motor do idoso é perdido, causando assim os tremores e a lentificação dos movimentos.

No próprio processo de envelhecimento, ocorre a morte dessas células nervosas que produzem dopamina. Porém, em alguns idosos, a perda dessas células é maior, mais acelerada e exagerada, manifestando assim  os sintomas da Doença de Parkinson.

* Não se sabe exatamente quais os motivos que levam a essa perda progressiva e exagerada de células nervosas (degeneração), muito embora o empenho de estudiosos deste assunto seja muito grande.*

São 4 os principais sintomas:

• Tremores

• Acinesia ou bradicinesia (lentidão e diminuição dos movimentos voluntários)

• Rigidez (enrijecimento dos músculos, principalmente no nível das articulações)

• Instabilidade postural (dificuldades relacionadas ao equilíbrio, com quedas freqüentes)

Os sintomas respondem de forma satisfatória às medicações.

Os medicamentos são sintomáticos, ou seja, eles repõem parcialmente a dopamina que está faltando e, desse modo, melhoram os sintomas da doença. Ainda não existem drogas disponíveis comercialmente que possam curar ou evitar de forma efetiva a progressão da degeneração de células nervosas que causam a doença.

Associar fisioterapia + medicação+fonoaudiologia = Melhora muito a qualidade de vida do idoso.

A Associação Brasil Parkinson, no ano de 2015 lançou um manual de exercícios para Parkinson. O Manual está anexado aqui               em PDF e nos link's úteis, tem também o link da associação.

LINK'S RECOMENDADOS